O desafio que
hoje se coloca nas escolas é em torno de uma temática que vem ganhando cada vez
mais espaço na mídia, no cotidiano do cidadão e nas agendas dos governos do
mundo todo: o papel das TIC’s na educação a partir de uma perspectiva de
desenvolvimento humano e social. As Tecnologias da Informação e Comunicação vêm
promovendo grandes mudanças no campo educacional e cada vez mais, desafios e
possibilidades são apresentados aos professores.
Em uma sociedade
em que produzir e consumir informações e bens culturais depende, em grande
medida, do acesso e da proficiência em TIC’s em suas diversas facetas, é
natural, e desejável que os sistemas educativos operem também uma revisão de
paradigmas, pressupostos e procedimentos. Entrar no mundo da informação significa
aceitar os desafios dos novos tempos e ter o espírito aberto para novos
conceitos e novos modos de encarar o mundo.
São vários os
pontos em que a educação e a tecnologia se encontram para gerar novidades que
podem contribuir para uma melhoria no ensino-aprendizagem. Por exemplo:
e-learning, comunidades virtuais de aprendizagem, ambiente virtual de
aprendizagem, recursos de acompanhamento e avaliação, recursos de publicação e
de autoria para alunos e professores, divulgação de estudos e textos
científicos e didáticos, livre circulação de informação.
Segundo Vygotsky
o professor é o mediador do processo ensino-aprendizagem, logo, as Tecnologias
da Informação e Comunicação são importantes desde a formação de professores,
para serem habilitados com as ferramentas tecnológicas, ou seja, estar
preparados para trabalhar o seu conteúdo juntamente com as técnicas disponíveis
e os três aspectos do currículo na área da informática educacional: o formal (o
que está formalizado pelo sistema de ensino), o real (o que se concretiza na
relação entre professor e aluno em sala de aula) e o oculto (a valorização dos
saberes que o aluno traz para a sala de aula). O uso mais intenso dos meios
tecnológicos torna o ensino mais complexo (segmentação das funções) e o
caminhar tecnológico deve ser dado pelo educador que junto com os alunos possam
contribuir para um novo saber com auxílio das tecnologias, cujo resultado
almejado, seja alcançado com o conhecimento e a transformação para atender as
necessidades da sociedade atual.
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