sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Os Desafios das TIC’s na Escola

O desafio que hoje se coloca nas escolas é em torno de uma temática que vem ganhando cada vez mais espaço na mídia, no cotidiano do cidadão e nas agendas dos governos do mundo todo: o papel das TIC’s na educação a partir de uma perspectiva de desenvolvimento humano e social. As Tecnologias da Informação e Comunicação vêm promovendo grandes mudanças no campo educacional e cada vez mais, desafios e possibilidades são apresentados aos professores.
Em uma sociedade em que produzir e consumir informações e bens culturais depende, em grande medida, do acesso e da proficiência em TIC’s em suas diversas facetas, é natural, e desejável que os sistemas educativos operem também uma revisão de paradigmas, pressupostos e procedimentos. Entrar no mundo da informação significa aceitar os desafios dos novos tempos e ter o espírito aberto para novos conceitos e novos modos de encarar o mundo.
São vários os pontos em que a educação e a tecnologia se encontram para gerar novidades que podem contribuir para uma melhoria no ensino-aprendizagem. Por exemplo: e-learning, comunidades virtuais de aprendizagem, ambiente virtual de aprendizagem, recursos de acompanhamento e avaliação, recursos de publicação e de autoria para alunos e professores, divulgação de estudos e textos científicos e didáticos, livre circulação de informação.
Segundo Vygotsky o professor é o mediador do processo ensino-aprendizagem, logo, as Tecnologias da Informação e Comunicação são importantes desde a formação de professores, para serem habilitados com as ferramentas tecnológicas, ou seja, estar preparados para trabalhar o seu conteúdo juntamente com as técnicas disponíveis e os três aspectos do currículo na área da informática educacional: o formal (o que está formalizado pelo sistema de ensino), o real (o que se concretiza na relação entre professor e aluno em sala de aula) e o oculto (a valorização dos saberes que o aluno traz para a sala de aula). O uso mais intenso dos meios tecnológicos torna o ensino mais complexo (segmentação das funções) e o caminhar tecnológico deve ser dado pelo educador que junto com os alunos possam contribuir para um novo saber com auxílio das tecnologias, cujo resultado almejado, seja alcançado com o conhecimento e a transformação para atender as necessidades da sociedade atual.

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