Antes de falarmos sobre Tecnologias Educacionais vamos responder a uma pergunta fundamental: o que é Tecnologia? O conceito vem sofrendo alterações ao longo do tempo, mas propomos uma ideia mais usual. De modo simples e direto, podemos entender que tecnologia é um conjunto complexo de técnicas, artes e ofícios - do grego téchnē - capazes de transformar o ambiente natural, social e humano em objetos e linguagens para satisfazer as necessidades humanas a partir de um determinado conhecimento. Usa-se muito, de forma errônea, a palavra tecnologia como sinônimo de tecnologia informática, porém a primeira se aplica ao conhecimento das técnicas e a segunda é um tipo de conhecimento tecnológico.
A atividade tecnológica influencia o progresso social e econômico. O seu caráter predominantemente comercial é orientado para satisfazer os desejos dos mais ricos, deixando de lado as necessidades básicas dos menos favorecidos que tende a não fazer uso das tecnologias, tornando-os Analfabetos Tecnológicos. O atual paradigma da escola está em integrar as novas tecnologias, principalmente as TIC’s (Tecnologia da Informação e Comunicação), em ambiente escolar para que os alunos possam aprender mais sobre elas e usá-las como fonte de informação, e consequentemente, conhecimento. As tecnologias usadas em âmbito acadêmico são chamadas de Tecnologias Educacionais.
As Tecnologias Educacionais são utilizadas desde o princípio da educação sistematizada, como por exemplo: o uso da lousa, do giz e dos livros didáticos. O uso dessas tecnologias é o resultado prático dos diferentes conceitos e teorias educacionais empregadas para resolver problemas e questões relacionadas ao ensino-aprendizagem. A Tecnologia Educacional tem como base a teoria de sistemas que oferecem aos educadores ferramentas de planejamento e desenvolvimento com o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem através de materiais educacionais, buscado eficácia e significado no ensino.
As aplicações da Tecnologia Educacional na Pedagogia são diversas, dependendo das necessidades, contextos e metas a alcançar e é muito importante que o professor em sala de aula saiba utilizá-las de forma adequada para atingir a melhoria na qualidade da educação. O desafio atual é adaptar a educação às novas tecnologias, como os meios de comunicação - a internet, a televisão, o vídeo - que funcionam como elementos educativos formais e informais. A escola não é mais a única detentora do conhecimento, existem outros veículos comunicativos que podem ser acessados pelos alunos e transmitem saberes equivalentes aos em sala de aula. A dificuldade é apropriar-se, de forma prazerosa, das tecnologias para prender a atenção dos alunos e facilitar o acesso à informação para que eles assimilem e critiquem o conteúdo oferecido e transforme-o em conhecimento.
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