domingo, 6 de novembro de 2011

TIC's

A sigla TIC é a abreviação para Tecnologia da Informação e Comunicação. Correspondem ao grupo de elementos e técnicas usadas no processamento e transmissão de informações, principalmente da informática, internet e telecomunicação. Podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si que proporcionam a automação, o compartilhamento, a distribuição e a união de informações em vários segmentos da sociedade moderna. Foi a partir da década de 70 que ocorreu uma explosão no desenvolvimento tecnológico que acarretou inúmeras transformações na sociedade moderna. Os objetos criados para facilitar o trabalho humano foram diversos, incluindo os meios eletrônicos que possuem uma tecnologia mais tradicional como o rádio, a TV, o vídeo e os mais avançados como computadores, celulares, etc.
O desenvolvimento tecnológico facilitou a vida de muitas pessoas permitindo um fluxo maior e mais rápido de informações, novas formas de comunicação e gerou novas formas de produzir o conhecimento, contudo, a desigualdade na distribuição e o domínio dos recursos tecnológicos na mão de poucos aumentaram a disparidade econômica entre as classes sociais. O desenvolvimento e o domínio dessas tecnologias estão associados ao poder e quem as tem as controla. Para mudar essa nova forma de dominação a escola tem o papel de democratizar a informação e torná-la acessível a todos, usando os recursos tecnológicos para assimilar as informações e transformá-las em conhecimento.
As TIC’s têm um papel fundamental no ambiente escolar, auxiliando os professores na prática pedagógica. O ritmo acelerado das inovações tecnológicas, assimiladas tão rapidamente pelos alunos, exige que a educação também acelere o passo, tornando o ensino mais criativo e estimulando o interesse pela aprendizagem. Ferramentas comuns no dia-a-dia, como computadores, celulares, jogos eletrônicos, internet e softwares, já são dominadas por crianças e cabe a escola integrá-las ao ensino, enriquecendo a aprendizagem.
As ferramentas oferecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação devem ser usadas e adaptadas para fins educacionais levando em conta o contexto e o cotidiano escolar. A formação de educadores e gestores escolares preparados para integrar as TIC’s a escola devem ser revistos para mudar o modelo de ensino na educação básica, em todos os níveis. Incentivar o desenvolvimento de metodologias de formação voltada para o contexto das escolas, repensar teorias e modelos e principalmente interagir com todos desta “rede”, de forma que se mudem as formas de aprender com esta tão especial tecnologia é importante para formar cidadãos. Afinal integrar não é somente utilizar estas diversas mídias em conjunto com as atividades dos alunos e sim agrupar os objetivos didáticos existentes a estas mídias, desenvolvendo novos aprendizados, construindo uma experiência rica e consistente.

Referências: Wikipédia - PT e ES | iMasters | UNESCO

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