Em tempos de
interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se
interessem pela leitura de jornais não é tarefa fácil, mas certamente é
fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Trazendo
textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, os
jornais são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação
sobre o mundo atual. Além disso, eles se modernizaram e passaram por
reestruturações gráficas e editoriais para proporcionar leituras mais agradáveis
de seu conteúdo. Para uma criança tomar gosto pelos periódicos, o primeiro
passo é acabar com a idéia de que jornal é coisa de "gente grande".
Dentro da gama
variada de assuntos abordados, certamente são encontradas notícias locais ou de
entretenimento que atraem também os pequenos. É importante fazer os alunos se
relacionarem com o jornal como se fossem leitores comuns: eles devem manuseá-lo
por inteiro (não só textos recortados), aberto sobre uma mesa, no chão ou dobrado;
e buscar os cadernos que mais interessam, vendo fotos e lendo títulos,
subtítulos e o início de cada reportagem, para saber se vale seguir até o final.
Antes de começar
qualquer trabalho, porém, o professor precisa buscar informação sobre os
jornais em estudos desenvolvidos na área e conhecer um pouco da linguagem
gráfica. É comum ver professores e
alunos frustrados com o exercício de fazer jornal na escola, pois a expectativa
que se cria em torno desse tipo de atividade é muito grande. A atividade deve
ser um meio e não um fim, serve para o professor estimular os alunos a
escrever, a argumentar, a trabalhar em grupo, entre outras questões.
Além de discutir
os fatos com as crianças é importante discutir a diagramação (o motivo pelo
qual uma notícia aparece em cima e outra embaixo da página, em títulos com
letras maiores ou menores) e abordar as diferentes maneiras de tratar o mesmo
tema, comparando com outras publicações ou com telejornais, as diferenças entre
os vários gêneros textuais (artigo, reportagem, classificados, horóscopo etc.).
O jornal é um aparelho
importante para o aluno se colocar e se inserir na vida social através dos
variados temas que esta ferramenta de comunicação apresenta. As matérias
tratadas no jornal atendem a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN’s) que são a abordagem de assuntos que servem de base para o desenvolvimento
de temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da
cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se através
do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um olhar
reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no
mundo através de uma janela de papel.
Referências: Nova
Escola | Canal
do Educador
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