quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Uso do Jornal em Sala de Aula

Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa fácil, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Trazendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, os jornais são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual. Além disso, eles se modernizaram e passaram por reestruturações gráficas e editoriais para proporcionar leituras mais agradáveis de seu conteúdo. Para uma criança tomar gosto pelos periódicos, o primeiro passo é acabar com a idéia de que jornal é coisa de "gente grande".
Dentro da gama variada de assuntos abordados, certamente são encontradas notícias locais ou de entretenimento que atraem também os pequenos. É importante fazer os alunos se relacionarem com o jornal como se fossem leitores comuns: eles devem manuseá-lo por inteiro (não só textos recortados), aberto sobre uma mesa, no chão ou dobrado; e buscar os cadernos que mais interessam, vendo fotos e lendo títulos, subtítulos e o início de cada reportagem, para saber se vale seguir até o final.
Antes de começar qualquer trabalho, porém, o professor precisa buscar informação sobre os jornais em estudos desenvolvidos na área e conhecer um pouco da linguagem gráfica.  É comum ver professores e alunos frustrados com o exercício de fazer jornal na escola, pois a expectativa que se cria em torno desse tipo de atividade é muito grande. A atividade deve ser um meio e não um fim, serve para o professor estimular os alunos a escrever, a argumentar, a trabalhar em grupo, entre outras questões.
Além de discutir os fatos com as crianças é importante discutir a diagramação (o motivo pelo qual uma notícia aparece em cima e outra embaixo da página, em títulos com letras maiores ou menores) e abordar as diferentes maneiras de tratar o mesmo tema, comparando com outras publicações ou com telejornais, as diferenças entre os vários gêneros textuais (artigo, reportagem, classificados, horóscopo etc.).
O jornal é um aparelho importante para o aluno se colocar e se inserir na vida social através dos variados temas que esta ferramenta de comunicação apresenta. As matérias tratadas no jornal atendem a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) que são a abordagem de assuntos que servem de base para o desenvolvimento de temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se através do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um olhar reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo através de uma janela de papel.

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