quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Educação Globalizada

O Neoliberalismo surgiu na década de setenta. É um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do Estado na economia - ou a mínima intervenção possível -, alegando que quanto menos o Estado interferir mais haverá liberdade de comércio (livre mercado), crescimento econômico e desenvolvimento social nos países. Como consequência da Teoria Neoliberalista surgiu a Globalização, um processo multifacetado com dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais, religiosas e jurídicas interligadas de modo complexo. O neoliberalismo e a globalização trouxeram pontos positivos, como: desenvolvimento tecnológico, transações financeiras e comerciais rápidas, acelerada circulação de informações, integração entre os países e as pessoas do mundo, disseminação de culturas, entre outras. Porém, acentuou pontos negativos, como desigualdade social nas sociedades e o analfabetismo digital.
As nações desenvolvidas têm recursos para produzir informações enquanto que os países periféricos não têm condições, permanecendo na dependência dos mais ricos para receber informações, sem capacidade para produzi-las. Este acontecimento reflete principalmente na dimensão escolar, que devido à modernização das Tecnologias da Informação e Comunicação tornou-se mais veloz a circulação de informações e a utilização delas pelas empresas em larga escala enquanto que a escola usa de forma muito acanhada. A integração das TIC’s em sala de aula acaba sendo feita de maneira errada com o propósito, apenas, na inserção no mercado de trabalho.
O acesso à educação não se restringe, porém, a oferecer os instrumentos para a inserção no mercado de trabalho, mas também abrange o bem-estar humano, a formação integral da pessoa. As grandes transformações ocorridas nas últimas décadas têm colocado a instituição escolar em um impasse, que exige a alteração de procedimentos para distanciá-la definitivamente da velha educação reduzida à simples transmissão de informação. Com as modernas tecnologias, caberá à escola o trabalho de auxiliar o aluno na captação e crítica desse conteúdo e a provável mudança na realidade social, como a diminuição no quadro de exclusão social.

Referências: Sua Pesquisa | Livro: Filosofia da Educação; Maria Lúcia de Arruda Aranha.

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