sábado, 12 de novembro de 2011

Pearl Jam - Do The Evolution

A banda norte-americana de rock alternativo Pearl Jam foi formada nos 90 em Seattle, Washington. A banda formada por cinco integrantes que estouraram no cenário mainstream é considerada uma das bandas-chave do movimento grunge da década de 90. O Pearl Jam já foi criticado em seu início, sendo estereotipado como um grupo com propósitos somente comerciais. Todavia, através da carreira da banda, seus membros se tornaram notados pela sua recusa por aderir às tradicionais práticas da indústria musical, incluindo a recusa em produzirem videoclipes. Desde sua formação, a banda já vendeu mais de 30 milhões de álbuns nos Estados Unidos, e um número estimado de 60 milhões ao redor do mundo. O Pearl Jam já superou diversos de seus contemporâneos do rock alternativo do começo dos anos 90, sendo considerada uma das bandas mais influentes da década.
A música “Do The Evolution” do álbum “Yield” ganhou um videoclipe - apesar da recusa do Pearl Jam em produzi-los - todo feito em desenho animado. Tanto a música quanto o clipe criticam o ser humano e suas ações. O vídeo mostra a evolução do homem e os recursos utilizados apenas para sua ambição. O que deveria ser usado para suprir as necessidades humanas acabou se tornando tecnologias que causaram catástrofes no mundo, como o uso das armas para matar pessoas. O videoclipe faz um alerta: o ser humano deve atentar-se para as tecnologias criadas por ele e o seu uso, porque um dia elas vão acabar controlando-os.
No contexto escolar vemos muito isso. As tecnologias empregadas muitas vezes não são usadas da maneira correta. Elas devem ser usadas para auxiliar os professores na transmissão de informações e conteúdos, fazendo com que os alunos se tornem críticos e que saibam depois usar dessas tecnologias como forma de aprendizagem e subsídio nos estudos. Uma aula onde o professor trabalha o videoclipe “Do The Evolution” com os alunos pode render vários significados, pois dependendo dos recursos tecnológicos usados e os vários significados que o clipe traz podem facilitar os estudos e ainda, aguçar o senso crítico de cada um.
Assista o videoclipe no player abaixo e leia a letra e a tradução da música clicando aqui.


Referência: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário