Durante séculos a
alfabetização tem sido fator de socialização no mundo e interpretação deste,
hoje se torna cada vez mais importante uma alfabetização audiovisual, uma
educação para a mídia, enfim, uma alfabetização tecnológica para interpretação
e ação crítica junto às novas tecnologias e formas de comunicação. O professor
precisa se preparar, enquanto atualização e formação profissional, para
utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação de cidadãos produtores e
intérpretes das linguagens do mundo atual e futuro. Alfabetização tecnológica
tem relação direta com o domínio crítico da linguagem tecnológica, não apenas
mecânica. O uso das tecnologias deve ser contextualizado com as necessidades socioculturais
do aluno. A formação do educador deve levar em consideração a análise e compreensão
da realidade, evitando assim práticas dissociadas do dia-a-dia do aluno e da
escola.
Ao trabalhar com
os princípios da Tecnologia Educacional, o professor estará criando condições
para que o aluno, em contato crítico com as tecnologias da/na escola, consiga
lidar com as tecnologias da sociedade sem ser por elas dominado. Isso só será
concretizado quando o professor dominar o saber relativo às tecnologias, tanto
em termos de valorização e conscientização da sua utilização (ou seja, porque e
para que utilizá-las) quanto em termos de conhecimentos técnicos (ou seja, como
utilizá-las de acordo com a sua realidade).
A escola é
responsável pela educação de crianças e jovem, deve trabalhar com objetivos e
meios que ajudem a formar nos alunos uma lógica e uma percepção capazes de
levá-los a participar na construção de uma sociedade que produza e utilize as
tecnologias de forma mais crítica e democrática. O conceito de alfabetização
tecnológica do professor refere-se ao conjunto de tecnologias existentes na
sociedade e com as quais as pessoas têm contato assistemático.
A Alfabetização Tecnológica do Professor
pode ser entendida como um conceito que envolve o domínio contínuo e crescente
das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante o relacionamento
crítico com elas. Este domínio se traduz em uma percepção global do papel das
tecnologias na organização do mundo atual e na capacidade do professor em lidar
com as diversas tecnologias, interpretando sua linguagem e criando novas formas
de expressão, além de distinguir com, quando e por que são importantes e devem
ser utilizadas no processo educativo. A utilização das tecnologias na sala de
aula só auxiliará o desenvolvimento de uma educação transformadora se for
baseada em um conhecimento que permita ao professor interpretar, refletir e
dominar criticamente a tecnologia.
Referência:
Educação
Tecnológica
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