Donald Schön
nasceu em Boston, Massachusetts no ano de 1930 e foi um pedagogo estadunidense
que ficou famoso por estudar a reflexão na educação. A Teoria de Schön é conhecida por partir da afirmação que “a
aprendizagem somente acontece quando novos conhecimentos são traduzidos em
diferentes comportamentos que sejam replicáveis”.
Baseado nesta
afirmativa ele criou - com ajuda de Chris Argyris - o Modelo de Aprendizagem
Experiencial, que funciona da seguinte forma:
Os indivíduos
iniciam o processo de aprendizado através da observação de uma experiência
concreta. Após essa observação, ocorre uma reflexão sobre o que vivenciou,
iniciando, a partir daí, a formação de conceitos abstratos, estando então aptos
a testar tais conceitos através da implementação. O modelo parte do pressuposto
de que o indivíduo vivenciou estes momentos gerando a aprendizagem durante o
processo.
A reflexão no Modelo
de Aprendizagem Experiencial era baseada em três aspectos. Vejamos:
A partir desses
três aspectos o professor e o aluno estavam em constante aprendizado e estes
aspectos se refletiam nas transformações originadas no modo de produção
capitalista, decorrentes dos avanços tecnológicos ocorridos no século XX, que priorizaram
a educação com objetivos para vencer desafios gerados na sociedade. A ordem
social, intelectual e industrial tornou-se complexa e mutável estabelecendo
novas finalidades para a escola, de acordo com as transformações históricas.
Assim, um grande debate sobre a questão da educação e da tecnologia ocorreu no
contexto educacional.
A integração das
Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas faz com que os alunos se
tornem cada vez mais autônomos no Processo de Aprendizagem porque fazem com que
eles reflitam sobre uma situação-problema e escolham a alternativa mais adequada
para resolvê-la; reflitam sobre os resultados obtidos; e, levantem e testem
outras hipóteses. Enquanto que o professor, graças a Formação Contínua, torne-se
cada vez mais comprometido com o próprio desenvolvimento profissional
(professor crítico-reflexivo) e tenha três atitudes que facilitam o processo de
ensino-aprendizagem: mentalidade aberta, responsabilidade e entusiasmo.
1 comentários:
Muito interessante essa teoria. Não a conhecia. prometo me aprofundar o pouco mais sobre a mesma. obrigada pelas informações.
Postar um comentário