A escola, na
tentativa de acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, busca conectar-se
ao uso da tecnologia adaptando-se de forma a atender as demandas sociais. Desta
forma, a escola atual deve formar um sujeito que pense de forma autônoma e
criativa. No entanto, observa-se que o
uso do computador em algumas escolas, baseia-se no simples fato de ensinar o
manuseio técnico da máquina.
Nem todos os
professores reconhecem que o computador possibilita ambientes de aprendizagem.
Muitos, fechados em seu conservadorismo não procuram conhecer práticas
inovadoras, nem refletem sobre sua prática e se acomodam na mesmice dos
paradigmas tradicionais. Por isso é de fundamental importância a Formação Contínua para integração das
mídias e TIC’s no processo pedagógico. Com a formação continuada em serviço, os
professores adquirem a consciência da necessidade de mudanças de paradigmas e
exercitam os três itens básicos da teoria de Schön: reflexão na ação docente
(pensar enquanto pratica), reflexão sobre a ação docente (pensar depois que
pratica) e reflexão sobre o que foi refletido (pensar sobre o que foi pensado).
O uso das mídias
e das TIC’s como recurso pedagógico podem estimular as habilidades cognitivas
dos alunos, tornar a aula mais interessante e despertar no aluno novas formas
de aprendizagem. Com novas estratégias de ensino desenvolveremos novas
estratégias de aprendizagem. Preparado para o uso de diferentes mídias como
ferramenta pedagógica, o professor também desenvolve aptidões cognitivas e
procedimentais atuando como mediador no processo de aprendizagem dos alunos.
O professor, para
utilizar o computador como ferramenta educacional, necessita experienciar
ações, observando as dificuldades de cada aluno frente à máquina, intervindo e auxiliando-o
a superar suas dificuldades. Para tanto, necessita de uma formação que o capacite
para o desempenho de atividades que contribuam para a construção do conhecimento.
A prática docente com o computador em atividades de sala de aula pode e deve
criar situações de conflito que levem tanto o aluno como o professor a refletir
sobre as práticas pedagógicas.
Referências:
Pontifícia
Universidade Católica do Paraná | Sala
de Professores
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