domingo, 13 de novembro de 2011

Formação Contínua

A escola, na tentativa de acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, busca conectar-se ao uso da tecnologia adaptando-se de forma a atender as demandas sociais. Desta forma, a escola atual deve formar um sujeito que pense de forma autônoma e criativa.  No entanto, observa-se que o uso do computador em algumas escolas, baseia-se no simples fato de ensinar o manuseio técnico da máquina.
Nem todos os professores reconhecem que o computador possibilita ambientes de aprendizagem. Muitos, fechados em seu conservadorismo não procuram conhecer práticas inovadoras, nem refletem sobre sua prática e se acomodam na mesmice dos paradigmas tradicionais. Por isso é de fundamental importância a Formação Contínua para integração das mídias e TIC’s no processo pedagógico. Com a formação continuada em serviço, os professores adquirem a consciência da necessidade de mudanças de paradigmas e exercitam os três itens básicos da teoria de Schön: reflexão na ação docente (pensar enquanto pratica), reflexão sobre a ação docente (pensar depois que pratica) e reflexão sobre o que foi refletido (pensar sobre o que foi pensado).
O uso das mídias e das TIC’s como recurso pedagógico podem estimular as habilidades cognitivas dos alunos, tornar a aula mais interessante e despertar no aluno novas formas de aprendizagem. Com novas estratégias de ensino desenvolveremos novas estratégias de aprendizagem. Preparado para o uso de diferentes mídias como ferramenta pedagógica, o professor também desenvolve aptidões cognitivas e procedimentais atuando como mediador no processo de aprendizagem dos alunos.
O professor, para utilizar o computador como ferramenta educacional, necessita experienciar ações, observando as dificuldades de cada aluno frente à máquina, intervindo e auxiliando-o a superar suas dificuldades. Para tanto, necessita de uma formação que o capacite para o desempenho de atividades que contribuam para a construção do conhecimento. A prática docente com o computador em atividades de sala de aula pode e deve criar situações de conflito que levem tanto o aluno como o professor a refletir sobre as práticas pedagógicas.


0 comentários:

Postar um comentário