segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Teoria de Schön


Donald Schön nasceu em Boston, Massachusetts no ano de 1930 e foi um pedagogo estadunidense que ficou famoso por estudar a reflexão na educação. A Teoria de Schön é conhecida por partir da afirmação que “a aprendizagem somente acontece quando novos conhecimentos são traduzidos em diferentes comportamentos que sejam replicáveis”.
Baseado nesta afirmativa ele criou - com ajuda de Chris Argyris - o Modelo de Aprendizagem Experiencial, que funciona da seguinte forma:



Os indivíduos iniciam o processo de aprendizado através da observação de uma experiência concreta. Após essa observação, ocorre uma reflexão sobre o que vivenciou, iniciando, a partir daí, a formação de conceitos abstratos, estando então aptos a testar tais conceitos através da implementação. O modelo parte do pressuposto de que o indivíduo vivenciou estes momentos gerando a aprendizagem durante o processo.
A reflexão no Modelo de Aprendizagem Experiencial era baseada em três aspectos. Vejamos:


A partir desses três aspectos o professor e o aluno estavam em constante aprendizado e estes aspectos se refletiam nas transformações originadas no modo de produção capitalista, decorrentes dos avanços tecnológicos ocorridos no século XX, que priorizaram a educação com objetivos para vencer desafios gerados na sociedade. A ordem social, intelectual e industrial tornou-se complexa e mutável estabelecendo novas finalidades para a escola, de acordo com as transformações históricas. Assim, um grande debate sobre a questão da educação e da tecnologia ocorreu no contexto educacional.
A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas faz com que os alunos se tornem cada vez mais autônomos no Processo de Aprendizagem porque fazem com que eles reflitam sobre uma situação-problema e escolham a alternativa mais adequada para resolvê-la; reflitam sobre os resultados obtidos; e, levantem e testem outras hipóteses. Enquanto que o professor, graças a Formação Contínua, torne-se cada vez mais comprometido com o próprio desenvolvimento profissional (professor crítico-reflexivo) e tenha três atitudes que facilitam o processo de ensino-aprendizagem: mentalidade aberta, responsabilidade e entusiasmo.

Referências: Wikipédia | Leitura Geral

1 comentários:

mestrando disse...

Muito interessante essa teoria. Não a conhecia. prometo me aprofundar o pouco mais sobre a mesma. obrigada pelas informações.

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